sexta-feira, 24 de abril de 2009

ECOLOGIA ALERTA...

Na visão do Ecólogo inglês James Lovelock o planeta Terra é um grande organismo vivo que expressa em sua Biosfera uma fantástica diversidade de formas de vida.A Mãe Terra como passou carinhosamente a ser chamada por aqueles que despertam um legítimo sentimento de reverência ao todo da natureza existente no nosso planeta está passando por um momento difícil na sua trajetória dentro do tempo e do espaço.É possível se considerarmos juntamente com Lovelock ,na sua ¨Teoria de Gaia” que a Terra esteja em um estado análogo ao estado de coma de um ser humano.
Infelizmente a grande maioria dos indivíduos humanos que ocupam posições relevantes nas cúpulas do poder, seja este governamental ou não como, por exemplo, nas esferas de algum modo relacionadas ao processo de formação de opinião e no de mudanças de comportamentos na sociedade, não está suficientemente sensibilizada com o desequilíbrio homeostático planetário.
Existem inúmeros dados obtidos através de instituições abalizadas por especialistas nas questões ambientalistas que sinalizam que os níveis de poluição decorrente da “civilização Industrial” são alarmantes. Um estudo em curso feito pela entidade ambientalista GREENPEACE” mostra que a concentração de material plástico nas águas dos mares já atingiu níveis elevadíssimos.A poluição por plásticos que era restrita a alguns pontos conhecidos, hoje está presente de forma generalizada nas águas dos mares de todo o planeta.
De acordo com o programa “Ambientalista das Nações Unidas”, existem 46.000 fragmentos plásticos em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos, e isso representa 70% da poluição marinha por resíduos sólidos. Uma quantidade fantástica de espécies de mamíferos marinhos e pássaros engolem estes plásticos supondo que são alimentos.
Já foi encontrada uma baleia morta com 800 kg de plástico no estômago. Muitos plásticos possuem estanho como é o caso do PVC,e este é extremamente tóxico para peixes e moluscos.
Atualmente, o mundo produz 230 milhões de toneladas de produtos plásticos por ano, cerca de 50 vezes mais em relação à década de cinqüenta.
Recentemente, pesquisadores da universidade da Califórnia relataram que três quartos das regiões pesqueiras do mundo estão ameaçadas pelo impacto decorrente da ação humana. Dados da ONU atestam que 80% das espécies de peixes comercializados estão ameaçadas de extinção pela pesca predatória.
Estudos mais recentes detectam alguns sintomas proeminentes de deterioração dos oceanos causada pela interferência do ser humano, são eles: marés vermelhas freqüentes, desaparecimento de mamíferos marinhos, destruição do assoalho marinho. surgimento de zonas mortas e acidificação das águas.
Sabemos e concordamos que a informação qualificada que denuncia os danos causados ao meio ambiente é de suma importância para que haja uma maior sensibilização da população em geral, pois com isto, podem ocorrer mobilizações no sentido da cobrança de medidas que forcem as instituições de direito público e privado a cumprirem as determinações previstas na forma da lei, assim como solicitar dos legisladores a implementação de novas leis que de alguma forma contribuam para a proteção ambiental e uma melhor qualidade de vida para todos. Entretanto temos a ousadia de afirmar que somente uma profunda mudança na estrutura de consciência do ser humano poderá encaminhá-lo a um novo modo de ser e de agir ,não podemos perder de vista que “NÓS SOMOS O MUNDO”.
A sociedade humana no presente momento da história reflete tal qual um espelho. aquilo que são os indivíduos que a compõem e portanto se não houver uma mudança na estrutura interna de cada um de nós é provável que a sociedade humana aumente ainda mais as suas neuroses e continue a expressar interesses egocêntricos pautados por visão unilateral e ação fragmentada.
As notícias sobre danos ambientais circulam todos os dias no mundo. Nos ambientes acadêmicos, Ecólogos possuem modelos de desenvolvimento sustentável, pessoas de todas as classes, rodopiam em torno do tema, porém a compreensão apenas intelectual não será suficiente para tirar a Terra do coma, temos que mudar o foco da nossa visão, tem que adquirir uma verdadeira comunhão com a TERRA, porque é através dela que manifestamos a nossa existência. Tivemos uma gestação no organismo materno e ela foi para nós uma primeira vida.Acaso envenenaríamos o organismo de nossa MÃE? Integrar-se na consciência viva de GAIA auxiliando-lhe em sua recuperação é o desafio da nossa e das futuras gerações, assim GAIA poderá abrigar muitos de seus filhos em futuras gerações para que possam também ser aprendizes e se preparem para novos estágios de vida nas “MUITAS MORADAS DE MEU PAI”.

MAURÍCIO TOVÁR

Um comentário:

  1. Maravilha!!!
    Texto de profundidade,que aclara e faz compreender o processo atual ,pelo qual o planeta está passando.
    Parabéns!!!Estamos aguardando mais textos desse calibre.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog